terça-feira, 27 de abril de 2010

AMIZADE COLORIDA



‘Fuck Friends’, ‘Just Friends’, 'Colorful Friends’, whatever. Como nunca pensei em falar neste assunto tão pertinente a todos nós, né mesmo? Toca o refrão, Lombardi!

Na música ‘Just Friends’, Amy questiona: ‘Quando teremos tempo para sermos apenas bons amigos?’. Elas quis dizer, óbvio, que no claro e bom português, colega, este tempo não existe. Tudo porque quando vc se envolve com um amigo do peito, o céu é o limite. Tal qual numa amizade convencional, a amizade colorida não acaba NUNCA, a não ser que uma das partes determine isso. E não, não tô falando daquele seu peguete que vc arranjou numa baladinha de sexta. Tô falando de amigo mesmo. Aquele cara em cujo ombro vc chorou as pitangas do falecido. A boa notícia (ou não) é que tudo acaba em pegação.

A amizade colorida só dá certo mesmo se tudo estiver tão claro como as águas do Rio Nilo. Você que adooora DRs, PODE e DEVE usar e abusar do item. Desde que tudo fique claro na sua cabeça. Sem subterfúgios, sem joguinhos. Aliás, se há algo completamente inviável neste tipo de amizade, é joguinho. Coisa mais chata, joguinho é para losers. E seu amigão tá ali pra te oferecer o ombro e otras cositas más. Solely.

Mas claro, no rala e rola com o amigão, a gente quase sempre confunde as coisas. Então atenção: hora de tirar o coração da ponta dos dedos e pô-lo atrás das costelas. Na amizade colorida, é fácil confundir porque o cara é, também, seu amigo. A quem vc devota um apreço independente do sexo. Sem falar na intimidade que terão entre os lençóis. Nisso, o amigão sai em vantagem em relação aos outros. Porque sabe o que vc é, do que vc gosta. E gosta de vc com defeitos e qualidades. But take it easy. Muitas vezes pode ser só isso, forevah and evah: amizade. 

Eu tinha um amigo lindo e gente boa. Belo dia, ele me convidou para sair com uma turma de amigos em comum. Só que ele também havia chamado outra amigona com a qual já tinha um rolo e ela era louca por ele. Ele, sem semancol algum, ficava de xamego com todas na frente dela, depois ia lá, beijava ela também e a festa tava feita. 
Eu ri daquela situação toda porque ele não era mau-caráter. Era só sem-noção. Mas a guria ficou TÃO mal, que acabei eu mesma, levando a pobre pra casa enquanto ela lamuriava:

- Mas nós somos amigos, somos amigos...
- Se são amigos, por que vc tá assim?
- Porque não somos APENAS amigos.

Como diria Amy: "Eu quero te tocar, mas sei que machuca". O problema é que para ele, tava tudo em paz, mui resolvido. Para ela, tudo confuso. Aí onde martelo na tecla dos pratos limpos. Cartas na mesa. Se quiser jogar, saiba que haverá perdedor. E sexo, colega... sexo une, sabe? Complica, desvirtua, é a guerra dos anjos. Seu amigão vai saber, antes mesmo do seu futuro namoradinho, daquela pintinha que vc tem perto do bumbum. Vai saber também daquela cicratriz que vc ganhou quando fazia balé. Já pensou então, se um dia ele for padrinho do seu casamento? Deus a livre.

                                           Lição 1: como colorir uma amizade        


Em 'O Casamento do Meu Melhor Amigo', Julia Roberts paga dessa. Madrinha do ex-namorado, de quem, atualmente, é a melhor amiga. Mas aí ó, contrário: o namorado virou amigo, não o amigo virou namorado. A ordem dos fatores neste caso, altera e MUITO o produto. Quando o amigo vira namorado, a amizade corre perigo.

Portanto, se vc quer um namorado, esqueça o pau amigo. Mas se tá a fim de um fuck friend pra matar a seca, okay, dou maior valor. Só fique atenta a todas as complicações provenientes de uma foda amiga. Fuck Friend, assim como qualquer outro amante, deve ser analisado com cuidado. Por exemplo, não vale pegar aquele seu amigo de infância, que te chamava de 'Quatro-Olhos' na escola. Porque o cara não é seu amigo, é IRMÃO. Já aconteceu comigo em um episódio mui inusitado. Fiquei com um amigo que eu gostava demais, mas com carinho de irmã. E ficar com ele foi um incesto. Cosa triste.

Eu não tenho muito talento pra essas coisas porque sou ciumenta. Com tudo e com todos. Pelo mesmo motivo a possibilidade de um menage também é remota. In-su-por-tá-vel me é a idéia de não ser o centro das atenções pro broto entre quatro paredes. No, No, No. Muita modernidade pro meu jeitin assim... tão neanderthal. No meu caso, cedo ou tarde, a amizade passaria de colorida a preto & branco, até virar um rascunho mal acabado. 

Mas se vc é do tipo ‘amigos, amigos, negócios à parte’, beleza! Agora, se a amizade não for sólida o bastante e vcs maduros o suficiente, capaz de se tornarem apenas estranhos. É bom avaliar se o sexo vale mais que a amizade. Aí nego vai retrucar: ‘Mas amizade entre homem e mulher NÃO existe!’. E eu digo com toda autoridade que a experiência me impele: tanto existe, que não troco muitos de meus amigos penianos por uma fêmea mal amada.

Amigos coloridos são o máximo porque dizem, com sinceridade - e propriedade -, se sua bunda tá murcha legal, se os peitos tão caídos empinados ou se o peguete não vai achar o batom vulgar. Palavra de macho. E de amigo. A gente só não pode ficar assim... Sozinhos. 

‘It's always dangerous when everybody's sleeping
And I've been thinking
Can we be alone?’

(Amy Winehouse - Just Friends)